Lógica de programação.
A principal pergunta inicial por detrás da lógica de programação é: Como devo proceder para que uma máquina faça aquilo que eu quero? Pois ainda não é possível simplesmente apontar arrogantemente para o seu Notebook e dizer: “- Sony Vaio compre uma pizza para mim” e então receber o entregador em sua porta após 40 minutos. Afinal em tudo existe uma lógica inerente a coisa, a realidade é lógica e através dela se manifesta. Você não vê um pássaro voando por aí e então “BANG”, ele se transforma em uma bela sandália de couro dirigindo um Corvette 1968. A lógica não permite tal proeza da realidade ainda que pense que existam muitas coisas ilógicas a sua volta. Possivelmente é você que não está a compreender o real ou apenas não gosta de como se revela.
As máquinas criadas pelo homem obedecem a uma lógica formal afinal elas farão aquilo que você as instruir a fazer, um comando após o outro. Inclusive há um exercício simples pode demonstrar como a programação de computadores funciona e se você gosta ou está apto a comandar máquinas para resolver quebra cabeças lógicos e então fazer disso uma profissão.
A Torre de Hanói
Em resumo o jogo da Torre de Hanói consiste em um “quebra-cabeças” formado por uma base contendo três pinos. Em um dos pinos estão dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. Assim o objetivo do jogo é transferir todos os discos para o pino da direita movendo apenas um disco por vez, sendo que um disco maior nunca pode ficar em cima de um disco menor.

Você poderá jogar a Torre de Hanóis em: Torre de Hanói
Mas por que a Torre de Hanói é relevante em relação a lógica de programação? Acima de tudo podemos estabelecer uma relação direta entre programação e este quebra-cabeças. Por analogia podemos s posições de memória são as torres. Os discos são os dados e os movimentos são as instruções e o algoritmo como um todo é a solução.
Após solucionar o quebra-cabeças é possível ensinar uma máquina a fazer a mesma coisa. Olhe o seu robô nos olhos e diga a ele:
Mova
o Braço até o Pino 1
Segure o Circulo 1 no Pino 1
Levante o Círculo 1
Mova o Circulo 1 até Pino 2
Solte o Circulo 1 no Pino 2
Mova o Braço até o Pino 1
Segure o Círculo 2 no Pino 1
Levante o Círculo 2
Mova o Círculo 2 até Pino 3 …
E assim instruindo o robô com comandos sucessivos ele resolverá o problema da Torre de Hanói.