A BlockChain e nós.
Notícias afirmam: ”A maior revolução do século 21” ou “Vai mudar o mundo” e ainda “A maior coisa depois da Internet”. Mas qual a relação entre a BlockChain e nós simples mortais? É bastante difícil explicar de forma resumida e simplificada os conceitos por detrás da tecnologia. Entenda que não é um produto ou um fornecedor, mas um conceito arquitetônico de banco de dados, o estado da arte em propriedade da informação. Não existe uma única implementação deste modelo, entretanto a mais conhecida é a BlockChain que suporta as transações do BitCoin, a moeda virtual.
De forma simplificada pode-se pensar na BlockChain como um livro razão onde são registradas as transações de algum ativo digital. A tecnologia ainda torna esses registros confiáveis, perpétuos e imutáveis. Eu sei que você já leu isso em algum outro lugar tentando entender a importância desta tecnologia, mas agora vamos tentar esclarecer definitivamente as coisas.
Dados tem valor
Pense naquela foto mágica tirada no momento exato onde uma águia captura um morcego em pleno voo. O fotógrafo deseja vender sua foto e tornar sua obra digital em algo único. Mas como fazer isso se ao enviar um arquivo a alguém mantemos uma cópia conosco e assim sucessivamente? Usando a BlockChain podemos tornar um ativo digital em algo único e valioso. Além disso esse valor é garantido de forma consensual e descentralizada entre aqueles que operam esta BlockChain.
A arquitetura BlockChain foi iniciada dia 3 de janeiro de 2009, às 18:15 UTC, presumivelmente por Satoshi Nakamoto estabelecendo a rede BitCoin. O primeiro bloco é conhecido como o “bloco gênesis“. A primeira transação gravada no primeiro bloco foi uma única transação pagando a recompensa de 50 novos BitCoins ao seu criador.
É possível criar uma BlockChain na sua casa em seu computador para atender a uma demanda particular qualquer, entretanto o BlockChain tem chamado a atenção de grandes empresas no mundo todo e tem sido matéria de estudos aprofundados por praticamente todas as instituições financeiras.
Também é possível observar um grande impacto do uso da tecnologia em registros de imóveis, gestão por processos, gestão de documentos e eleições. A BlockChain permite a confiabilidade entre duas partes sem necessidade de um intermediário. O Início de uma nova forma de Internet que vem sendo chamada de Internet do Valor.