II – O que é dinheiro? Escambo.
De onde surgiu o dinheiro? Moedas refletem a mentalidade de um povo e de sua época entretanto estudos antropológicos evidenciam que a prática de troca ou escambo entre humanos é obviamente anterior ao dinheiro.
? Moedas refletem a mentalidade de um povo e de sua época entretanto estudos antropológicos evidenciam que a prática de troca ou escambo entre humanos é obviamente anterior ao dinheiro.
O escambo é a forma
mais primitiva de economia ou da ausência dela, possivelmente remonte ao
período pré-histórico, algo como:
– “Você me dá uma maçã e eu te dou uma banana”.
– “Você busca uma coisa para mim e eu te dou uma raiz”.
Talvez não tenha sido bem assim, mas percebe-se que a riqueza está na fruta, na
raiz ou no serviço de busca e não na troca ou na forma usada para a troca.
Com o surgimento da agricultura e da domesticação de animais para o abate as trocas por bens e serviços aumentaram significativamente. Quando uma família de agricultores necessitasse carne para complementar sua alimentação precisaria encontrar algum produtor de gado que procurasse por vegetais e assim realizar uma simples troca de mercadoria por mercadoria, grande parte das vezes sem equivalência de valor, mas a real problemática por detrás destas trocas envolvia a coincidência das necessidades. Era imprescindível que ambos agricultor e pecuarista necessitassem concomitantemente um do produto do outro ou não haveria troca.
Problemas
Havia ainda outros problemas na prática do escambo como meio de troca, a sazonalidade das colheitas, a durabilidade dos alimentos e por não haver uma medida comum de valor entre os elementos a serem permutados.

O escambo se tornou inconveniente e o homem precisou criar tecnologias com o propósito de facilitar trocas e mitigar a coincidência das necessidades, a sazonalidade e a durabilidade dos bens de consumo. Atualmente chamamos essas ferramentas de moedas de troca ou dinheiro.