III – O que é dinheiro? Commodities.
A primeira forma de economia foi o escambo. logo depois substituído por commodities a fim de facilitar a troca de bens e serviços.
Os primeiros tipos de moeda começaram a ser estipulados com o objetivo de estabelecer algum padrão. Assim sendo o objetivo era a passagem de uma economia baseada na troca direta para outra baseada na troca indireta. Como resultado comerciantes passaram a utilizar algum tipo de mercadoria de grande procura como forma de intermediar as trocas, surgiam as moedas mercadorias ou commodities.
A característica principal das commodities é o fato de possuírem algum valor intrínseco, ou seja, são meios de troca que possuem algum valor em si mesmos. O gado, principalmente bovino, foi um dos meios mais utilizados, embora corresse risco de doenças e de morte. O sal também foi utilizado como moeda mercadoria, produto de difícil obtenção, principalmente no interior dos continentes, era utilizado na conservação de alimentos. O ouro e a prata em formato de linguetas ou barras também foram muito valorizados e utilizados como commodities entretanto ainda são utilizadas como moeda em mercados por todo o mundo.
Um pouco de história
A história registra cicatrizes profundas na cultura e nas civilizações. Por exemplo, em português empregamos palavras como pecúnia “dinheiro” e pecúlio “dinheiro acumulado” derivadas da palavra “pecus” que significa “gado” em latim. A palavra capital “patrimônio” também deriva do latim capita “cabeça”. Da mesma forma a palavra salário tem como origem a utilização do sal para o pagamento de serviços prestados.

Com o passar do
tempo, as mercadorias se tornaram inapropriadas às transações comerciais, devido
à oscilação de seu valor, pelo fato de não serem fraccionáveis, de
difícil transporte e por serem facilmente perecíveis. Essas características
intrínsecas das commodities acabam por não permitir seu acumulo na forma de
riqueza.
Especulasse que as moedas
cunhadas a partir de materiais preciosos com um valor padronizado pelo Estado
visassem solucionar o problema do transporte e possivelmente tenham surgido com
os gregos do século VII a.C.