O que é BitCoin?
Acima de tudo BitCoin é um sistema computacional que forma uma rede distribuída. Nesta rede foi possível criar um novo meio de pagamento e também uma nova moeda digital. A primeira rede global de pagamentos onde são os usuários que dão manutenção ao sistema sem a necessidade de uma entidade central. Pode-se pensar em BitCoin como uma forma de pagamento, um “meio de troca” ou dinheiro para internet.
O BitCoin teve sua primeira transação registrada em três de janeiro de 2009 por Satoshi Nakamoto. Curiosamente quando os primeiros bitcoins foram minerados e registrados no “bloco da gênese” Nakamoto inseriu uma breve provocação nos dados. Uma linha que dizia: “O Chanceler está à beira do segundo resgate aos bancos”.
Nakamoto publicou o artigo, Bitcoin: a peer-to-peer electronic cash system, com a descrição de um ecossistema para a manutenção de uma rede distribuída e um modelo de banco de dados. O modelo de dados é caracterizado pela disposição de blocos em cadeia, cada um contendo vários recibos digitais, todos inalteráveis e públicos. Posteriormente esse conjunto estrutural ficou conhecido como BlockChain.
O software do BitCoin criptografa cada transação enquanto mantém público o registro das transações. O remetente e o destinatário são identificados apenas por uma série de letras e números enquanto todos podem ver que uma moeda passou de A para B. Além disso outra conquista do algoritmo de Sakamoto é impedir o “gasto duplo” de forma descentralizada, impedindo que uma moeda seja gasta uma segunda vez.
A revoluação
A grande revolução consiste na possibilidade dos indivíduos enviarem “dinheiro” diretamente uns para os outros a qualquer parte do mundo sem um intermediário . Neste modelo bancos ou governos não desempenhem qualquer papel, tudo é baseado em prova criptográfica em vez de confiança.
Tecnicamente qualquer um pode revisar o código do sistema BitCoin. Isso inspira confiança, já que o sistema bancário tradicional jamais abriria os códigos dos seus sistemas. Como resultado a arquitetura sobrevive em função do que pode e do que não pode ser visto. Os usuários estão ocultos, mas as transações são públicas. O código do sistema é aberto para todos, mas suas origens são obscuras, a moeda é virtual e elusiva da mesma forma que seu criador.
Do ponto de vista puramente financeiro pode-se classificar o BitCoin de forma semelhante ao ouro, entretanto pode também ser enquadrado em alguns outros termos: ativo especulativo ou bem material, dinheiro, commodity ou mercadoria, unidade de conta ou bem de troca. Além disso por ser empregado como meio de troca e por possuir uma escassez relativa além de cotação própria, tenta enquadrar-se na ISO 4217 que representa moedas correntes. Usa como código normativo a abreviatura XBT.
Inicialmente os BitCoins foram avaliados em menos de um centavo de dólar. Então comerciantes começaram a simpatizar com a ideia de aceitar uma moeda digital e o preço da moeda se valorizou. Consequentemente em junho de 2011 um BitCoin já valia vinte e nove dólares, somando trinta e cinco milhões de dólares em valor. Valor da unidade de BitCoin atualizada: