Planejamento de tecnologia da informação.
No início da informática as tecnologias tinham como finalidade sobretudo processamento, armazenamento e recuperação rápida de dados. Então raramente apresentavam grande benefício para as corporações e desta forma não havia quase nenhum planejamento de tecnologia da informação.
O benefício nesta época era principalmente a agilidade e a redução de custos através da mecanização de tarefas simples. Emissão de folhas de pagamento e controle de estoque eram comuns e os sistemas eram simples. Logo em seguida em um segundo momento surgem os primeiro relatórios que fornecem dados gerenciais usados para a tomada de decisão.
Atualmente as tecnologias estão direcionadas a apoiar as decisões e ao mesmo tempo armazenar as informações e gerar relatórios. Apoiar decisões e fornecer informações para decisões são duas práticas distintas ainda que a diferença seja bastante sutil. Desta forma a participação da Informática nas organizações é muito maior que já foi um dia uma vez que é o princípio base para a tomada de decisões.
Avançando
Computadores conectados em redes realizando operações que antes eram feitas em enormes salas conseqüentemente trouxeram analistas e programadores para mais perto dos usuários. Os sistemas se tornaram mais fáceis de usar e passaram auxiliam melhor na resolução de problemas.
Podemos pensar que as pessoas compram computadores para realizar melhor suas tarefas e deste modo querem atingir melhor seus objetivos. A informática não é uma finalidade, mas um meio para se alcançar destinos. O que se espera da Informática é que ela possa ajudar Organizações a melhorarem os resultados do seu negócio e não somente seja custo obrigatório.
Ainda hoje analistas de sistemas conhecem bem a tecnologia, mas estão distantes das reais necessidades das corporações. Administradores conhecem bem suas necessidades e ainda que conheçam as tecnologias estão distantes de saber qual a melhor forma de aplicá-las na obtenção de resultados alinhados ao objetivo do negócio.
É necessário planejamento para integrar a tecnologia ao negócio de forma eficaz. A reprograme conhece a tecnologia e também compreende as necessidades dos administradores. A informática passa a ser aliada poderosa para que as Organizações melhorem seus resultados.
Se o mercado demanda que parte da organização seja informatizada não é desejável partir para comprar máquinas e programar alguns sistemas, é preciso conhecer antes as necessidades e objetivo da organização, para então definir quais tecnologias serão empregadas e de qual forma.
O consultor
Assim é imprescindível que o consultor tenha a habilidade de descobrir o núcleo de negócios da empresa. Conhecer as tecnologias e seus usos potenciais afim de alinhar estratégias de negócios ao processo organizacional de TI e desta maneira dar suporte as demandas dos clientes.
A consequência do planejamento de tecnologia da informação são sistemas que apoiam decisões e agilizam processos reduzindo gastos. Os custos com tecnologia estarão alocados onde forem realmente necessários reutilizando equipamentos antes dados como obsoletos. Não é necessário estar sempre acompanhando os lançamentos em softwares e hardwares.
Clientes raramente desejam saber sobre qual tecnologia seu fornecedor usa, não estão preocupados com marcas, processador ou versão do software em uso. Clientes estão preocupados em resolver os seus problemas e melhorar seus negócios tendo retorno sobre o investimento em tecnologia.
Este é o valor de um bom consultor, direcionar a tecnologia em função das necessidades e do núcleo de negócios do cliente. Consultores visam minimizar custos no longo prazo e são capazes de demonstrar os resultados em números.