V – O que é dinheiro? Moedas estatais lastreadas.

Em primeiro lugar é importante relembrar os fatos a fim de compreender a origem das moedas estatais lastreadas:
– O dinheiro atual é o resultado de uma longa evolução.
– As moedas refletem a mentalidade de um povo e de sua época.
– O problema do escambo é a “coincidência das necessidades”.
– Commodities possuem valor intrínseco.
– Commodities são perecíveis ou difíceis de fracionar e transportar.
– Commodities são difíceis de acumular na forma de riqueza.

Moedas lastreadas são meios de troca baseados em algum bem de valor intrínseco, geralmente na forma de commodities como o ouro ou a prata. A seda já foi igualmente usada como lastro para moedas durante o século XII. A evolução dos títulos em papel para moedas lastreadas em metal foi um movimento natural quando os governos passaram a conduzir a emissão de cédulas através de seus bancos centrais.

Quase todos os países possuem seus bancos centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas controlando as falsificações e garantindo o poder de pagamento . O montante das cédulas é chamado meio circulante. O meio circulante deve ser constantemente renovado por processo de saneamento por um banco Central.

Funções de um Banco Central:
– Emitir moedas de forma controla gerando escassez.
– Validar e efetivar transações financeiras.
– Sanear o meio circulante recolhendo cédulas e moedas danificadas.

Moedas estatais lastreadas

Em 15 de agosto de 1971 O então presidente dos Estados Unidos Richard Nixon anunciou o fim do padrão ouro para o dólar e das moedas estatais lastreadas, encerrando o sistema monetário internacional de Bretton Woods que ajudou a tornar a moeda reserva mundial, desde então, o valor do dólar tem sido baseado em nossa fé. Confiamos que os dólares serão valiosos amanhã, por isso aceitamos o pagamento em dólares hoje.