VIII – O que é dinheiro? Criptomoedas.

Uma criptomoeda é um meio de troca que se utiliza da tecnologia BlockChain e da criptografia para validar suas transações. Frequentemente criptomoedas se utilizam da mineração para criação de novas unidades. O Bitcoin foi a primeira das criptomoedas e tenta reproduzir as características do dinheiro de papel:

  • Ativo ao portador: Aquele que possuir a chave criptográfica é conseqüentemente o seu dono.
  • Sem intermediário: Você não precisa de um banco para transferir valores para qualquer conta e desta forma para qualquer lugar no mundo.
  • Privado: A criptografia garante principalmente a privacidade das transações.
  • Pagamento Irreversível: É impossível reverter um pagamento.
  • Escassas: Serão emitidas apenas 21 milhões de moedas no total.
  • Divisíveis: BitCoin pode ser dividido em até 8 casas, sendo assim altamente divisível.
  • Fungíveis: É possível trocar um bitCoin por outro sem perdas da mesma forma que moedas fiduciárias.
  • Portáveis: Seu banco no seu Bolso acessível pelo celular.
  • Duráveis: A blockchain que suporta o BitCoin é perpétua e imutável.
Dinheiro é uma tecnologia

Mudamos a tecnologia por detrás das moedas de troca quatro ou cinco vezes na história da civilização. Passamos do sistema de troca simples para sistemas de commodities e logo depois para metais preciosos. Posteriormente utilizamos metais preciosos carimbados com os rostos de reis. Em algum momento do século XV começarmos a emitir certificados em papel de depósito de algum metal precioso, como resultado não demorou a acontecer:
” – Eu tenho um depósito de ouro aqui, vou dar-lhe o pedaço de papel que diz que você agora é o dono.” e desta forma o papel moeda é introduzido. Em seguida, o plástico no clube de comensais, cheques de viagem e posteriormente os primeiros cartões de crédito para então introduzirmos as criptomoedas.


As transições entre as moedas de troca não foram fáceis e frequentemente sofreram resistência. O processo histórico deixa claro que o dinheiro atual não é riqueza mas acima de tudo uma forma de transacionar riquezas de lado a lado.

Possuir dinheiro não é fortuna, eventualmente governos ou bancos podem reter os valores ou emitir moeda excessivamente. Como resultado provocam desvalorização e consequentemente inflação ou não raro invalidam o sistema monetário vigente.